Mapa da região da Fenícia |
Introdução
Os fenícios com certeza foram uma das mais impressionantes civilizações do mundo, e era uma que eu queria conhecer.
Localizada em uma região fértil mas montanhosa na costa do mar Mediterrâneo. Os fenícios tornaram a relativa desvantagem em vantagem estabelecendo um poderoso comercio marítimo.
Organização Política
Essa civilização era como a Grécia, dividida em cidades-Estado independentes uma das outras. Eram governadas por um um rei e um conselho de comerciantes
Tinha umas 20 cidades nas quais Sidom, Tiro, Biblos e Birute, se destacavam.
Castelo do Mar |
Sidom- por vezes mencionada como Sidon ou Sídon( pronuncia-se Sáidon) foi uma das mais importantes cidades conhecida pelo Castelo do Mar e por ser a cidade-mãe de Tiro. Muito mencionada na Bíblia. Estava nos territórios de uma das tribos mas nuca foi subjugada.
Tiro- Talvez a mais importante cidade da Fenícia e na antiguidade, uma das cidades mais inexpugnáveis do mundo. Foi criada uma estreita aliança com Israel por conta da construção do templo. Era localizada em uma ilha até a conquista por Alexandre.
Biblos- Esse nome deriva de bíblia que vem do grego, livro. Seu nome era Gebal(ou Gubla). Esse nome significa Papiro Egípcio, pois o papiro usado pelos gregos vinham desta cidade. Mantinha forte relação comercial com os egípcios.
Birute- Atual Beirute, era habitada por gregos e romanos.
Nota: outra grande cidade era Avard.
O apogeu
Navio fenício |
Tiro fora transformada em um porto amuralhado tendo território em uma ilha e no continente conquistando até mesmo outras cidades da região. O motivo de seu auge seria um dos motivos de sua queda.
Cartago, que fora fundada pelos fenícios(mais especificamente de Tiro), era um importante centro comercial que ajudava os fenícios comercialmente.
Sob o comando de Itobaal I, o controle de Tiro ia até Beirute e partes de Chipre.
Declínio
Após ser conquistada pelos persas, os fenícios tiveram de ajuda-los em uma de suas guerras contra os gregos, sedendo a sua frota marítima.Ilha de Tiro |
Para piorar essa situação, Alexandre Magno conquistou algumas cidades, e após um duro sítio infligido á Tiro, a fenícia foi conquistada e nunca mais teve a independência absoluta.