sábado, 2 de março de 2013

História das Civilizações: Incas

   Introdução



  Os incas eram uma civilização andina pré-colombiana da América do Sul.  Eles formaram um império que ia do moderno Chile à Colômbia. 
  Sua capital era a cidade de Cusco(umbigo do mundo). O nome do império, Tahuantinsuyu , os quatro cantos do mundo.      
Território Inca

  

  Religião     


  Os incas eram politeístas e o deus principal era o deus-sol Inti. Cultuavam animais considerados sagrados como o condor, e acreditavam em um deus antepassado chamado Viracocha, o criador.



Sapa Inca



   O imperador inca era chamado Sapa Inca, de onde vem o nome desse povo(apesar de não se denominarem ''incas''). O imperador era, por vezes, chamado de o Inca.

  Imperadores incas




Pizarro e a conquista do império Inca

Francisco Pizarro

  Após a morte do imperador Huyana Capac, seus filhos, Huascar e Atahualpa, entraram em disputa pelo poder, originando-se a Guera dos Dois irmãos que segundo fontes durou cerca de doze anos.
  Atahualpa venceu a guerra e tornou-se o novo imperador inca. Pizarro chegou no momento da guerra para asar dos incas.   
Atahualpa, o último imperador inca
 Pizarro propôs um encontro com o imperador. Dizem que um soldado e um padre com o auxilio de um tradutor propuseram a Atahualpa que se convertesse ao cristianismo, mas o sapa inca não asseitou, e, dizem alguns, teria jogado a bíblia que lhe foi oferecida no chão!
 Pizarro saiu do esconderijo e com aproximadamente 190 homens e com o auxilio de canhões e armas de fogo venceu a guarda de Atahualpa, e sequestrou o imperador, Acabando com o império e funado uma nova capital para o novo vice-reino da Espanha as margens do oceano Pacífico, Lima.
 Mesmo com um exército de cerca de 80 mil soldados e uma guarda pessoal de 5 mil guerreiros, o imperador inca foi capturado e império, dominado. 

A condenação de Atahualpa                                                                                                                          


 Após ser aprisionado, Atahualpa agora não passava de um fantoche para Pizarro. Temendo que seu irmão, que ainda estava vivo, foce
 um fantoche mais convincente, o imperador mandou matar seu irmão.
 Pizarro usou isso como desculpa para matar o imperador e decidiu julga-lo por 12 crimes saindo acusado por todos. Pizarro o condenou a morrer queimado na fogueira, quando Hatahualpa decidiu se converter à religião católica.
 Foi morto por estrangulamento garroteado em 26 de julho de 1533.

Ô mundo sem noção

Nenhum comentário:

Postar um comentário